Você sabe o que é um QR Code?

 Você sabe o que é um QR Code?

QR code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response” que significa resposta rápida. QR code é um código de barras que pode ser interpretado rapidamente.
Ele é um exemplo do chamado mobile tag, que são códigos de barras em 2D que podem ser escaneados pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo.

Como descodificar o QR code?

Quem deseja digitalizar um código deve abrir a área que exibe o design em preto e branco e manter o foco da câmera voltado ao código QR. A digitalização é concluída em segundos. A fim de escolher o melhor aplicativo para leitura de códigos, você pode se guiar pelas avaliações dos usuários.

O que pode ser armazenado nos QR codes?

Os QR Codes permitem armazenar diferentes tipos de dados, incluindo caracteres alfabéticos, números, símbolos, binários, Kanji e Kana (alfabeto japonês). Enquanto o tradicional código de barras pode ter no máximo 20 dígitos, um QR Code pode armazenar até 7.089 caracteres. Estes caracteres podem ser combinados num símbolo de grande porte ou então divididos até 16 símbolos.

O que evitar ao usar um QR code?

QR code muito pequeno

Se você deixar o QR code muito pequeno, pode gerar problemas na leitura, principalmente em ambientes com pouca luz ou se o seu QR code trouxer muitas informações como um vCard (aquelas informações pessoais e/ou profissionais que após serem lidas irão direto para a sua agenda de contatos no seu celular ou tablet). Pode ser que não seja possível fazer a leitura!

Sites não responsivos

Esse sim, com certeza é um dos principais problemas no uso do QR code.
O QR code é uma ferramenta, essencialmente, mobile; É a mais popular entre as mobile tags (etiqueta móvel) existentes. Quem acessa está usando um tablet ou celular e quando faz a leitura e é levado para um site que não tem versão móvel, a experiência é terrível, afinal as telas do celulares e tablets são bem menores do que as dos desktops.

Posts relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *