Você sabe a diferença de um site responsivo para um site mobile?

 Você sabe a diferença de um site responsivo para um site mobile?

Hoje em dia não se pode mais construir um site sem pensar em sua visualização em dispositivos móveis, visto que tem aumentado significativamente o número de internautas acessando a internet de smartphones, tablets e afins. São possíveis compradores de seus produtos ou serviços, que buscam informações e soluções práticas que estejam ao alcance de suas mãos.
Se o site for difícil de navegar ou se as informações estiverem comprimidas na tela do celular, sendo necessário dar zoom e arrastar o texto o tempo todo para ler, certamente esse usuário desistirá do seu conteúdo e procurará uma empresa que lhe proporcione uma experiência melhor ao acessar o site de seu aparelho.

Afinal, o que é um site responsivo?

O site responsivo é uma versão única do site, criado justamente para se adaptar ao comportamento do usuário (sistema operacional e browser) e às diferentes telas, seja de computadores desktop, notebooks, smartphones ou tablets, reposicionando os elementos do site a fim de mantê-lo com uma rolagem vertical e garantindo a melhor experiência do usuário, já que é extremamente flexível e seu conteúdo é facilmente compartilhado.
Basicamente é um único site que se adapta automaticamente de acordo com o espaço disponível na tela.

E o site mobile? O que é?

O site mobile é um site próprio para dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou tablets. São sites que se adaptam a todos os dispositivos independente do tamanho de tela, mas são sites que não são visualizados em computadores desktop ou notebooks.
Em um site com a versão mobile você pode manter a mesma identidade visual do seu site no desktop, mas a organização das informações na tela obedecem conceitos diferentes, ou seja, um site mobile tem um formato diferente do convencional. Ter um site para desktop e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos.
Se o desenvolvimento é rápido e barato, não se pode dizer o mesmo da sua gestão, que demandará mais tempo dos programadores e produtores de conteúdo. Muitas vezes, um texto com muitas palavras feitas para desktops pode não ser tão eficiente em smartphones e tablets, o que acarretaria adaptações. Isso também é válido para conteúdos em imagem e vídeo.

Qual é o melhor?

Para responder a essa questão, é preciso analisar os seus objetivos e recursos. Se não há muito dinheiro e tempo para empregar, a melhor escolha é o site responsivo, que respondem automaticamente em qualquer dispositivo. Qual você acredita ser o melhor para a sua empresa?

Posts relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *