Seu Android vai virar controle de game

Google anuncia ferramentas para transformar smartphones e tablets em controles compatíveis com Android TV

Com a intenção de tornar a experiência de jogo mais dinâmica, interativa e conectada, Google anunciou que irá lançar ferramentas para desenvolvedores transformarem smartphones e tabletsAndroid em controles de games compatíveis com Android TV.

O pacote Nearby Connections API é uma atualização dos serviços Google Play e permitirá que os desenvolvedores de games customizem o que estará na tela do aparelho de acordo com as necessidades de seu jogo.

No vídeo de apresentaçãoGoogle demonstra o novo protocolo a partir de um jogo de corrida onde funcionalidades como velocímetro, tacômetro, botões de impulso, freio e acelerador funcionam através de um smartphone.

Público para experimentar a novidade é o que não falta. Segundo anúncio do Google, de 1 bilhão de usuários Android no mundo, 3 a cada 4 usuários jogam games em seus dispositivos móveis. Isso permite que os desenvolvedores de jogos tenham chances de alcançar uma audiência global e construir não somente experimentos, mas games de sucesso.

Agora o momento é de espera, aguardar os próximos jogos e adaptações dos desenvolvedores que primeiro colocarem a mão na massa. Além disso, o pacote de ferramentas está restrito ao sistema Android, tanto para aparelhos móveis quanto para a TV. Ou seja, será preciso uma Android TV, lançada no ano passado, para experimentar os jogos produzidos com a nova API.

Não é a primeira vez que os esforços do Google se concentram em sincronizar smartphone a um outro meio através de games. Se antes a Android TV já permitia acessar e usar seu smartphone ou tablet como controle do sistema Google, agora esse novo pacote de ferramentas vai além de adaptações básicas e abre espaço para a criatividade a partir da integração de funcionalidades antes não disponíveis.

A possibilidade de construir um jogo pensando em um controle que funciona como uma segunda tela, e que está sempre no bolso do usuário, pode dar início à ótimos projetos.

 

Fonte: Brainstorm

Posts relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *