Quais os erros que fazem e-commerces perderem clientes?

 Quais os erros que fazem e-commerces perderem clientes?

O crescimento do e-commerce no brasil está avançando de forma acelerada, pois o consumidor brasileiro está comprando cada vez mais pela internet, assim como todos os dias surgem novas lojas virtuais a fim de vender novos produtos.
Porém a maioria destas lojas tem o tempo de vida curto. De acordo com estudos, mais de 60% das lojas virtuais abertas no Brasil fecham em seu primeiro ano de existência. Mas qual é o motivo do fechamento? Veja nessa matéria os mais erros dos donos de e-commerces.

Encarar como um simples número

Tanto um contato via e-mail quanto um comprador de uma loja ou um possível representante a realizar um negócio, é um grande erro considera-lo apenas mais um. O objetivo de toda empresa é sanar as dores dos clientes, por isso encare todo e qualquer cliente como alguém que tem dores e especificidades.

Dificuldade de compra

A experiência do usuário na web tem evoluído a cada ano, ou seja, a experiência de compra de hoje é muito diferente da experiência de compra de cinco anos atrás. Antes, grandes formulários e muitas etapas demonstravam segurança ao usuário que estava conhecendo o e-commerce, porém com a grande difusão das compras online a segurança esta em um site que em poucos passos já é possível finalizar a compra.

Um erro comum é deixar muitos cliques e etapas para o usuário finalizar o pedido de compra.

Entrega

Serviços de entrega caros e demorados destroem o desejo de compra dos clientes. Há casos em que o frete pode sair pela metade do preço de uma compra ou até mais caro do que a soma dos produtos escolhidos. Certamente, isso é desanimador para o seu cliente. Cheque opções de contrato com os correios, planeje subsídios, faça o que for preciso para agradar o consumidor nesse momento decisivo

Nenhuma informação de contato

Caso o consumidor encontre um problema na compra, um serviço de atendimento ao cliente pode salvar a sua venda. Deixe alguma forma para o cliente entrar em contato com seu e-commerce, como um telefone ou um chat.

Propagandas e cadastro obrigatórios

Pop-ups frequentes de propaganda e cadastro obrigatório faz de cara que o seu cliente desista da compra. Ele não entrou no site para ver propaganda e muito menos quer se sentir obrigado a criar um vínculo sem conhecer o seu produto.

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