Cais Mauá de Porto Alegre terá projeto de estruturação imobiliária e revitalização, garante consórcio Revitaliza, selecionado pelo BNDES

 Cais Mauá de Porto Alegre terá projeto de estruturação imobiliária e revitalização, garante consórcio Revitaliza, selecionado pelo BNDES

O Projeto de Estruturação Imobiliária de Revitalização do Cais Mauá, localizado no Município de Porto Alegre, de propriedade do Governo do Rio Grande do Sul, encomendado pelo BNDES, será conduzido por um consórcio liderado pela Patrinvest. O grupo vai empreender, elaborar estudos técnicos e executar os serviços especializados necessários.

Incluída entre os projetos considerados estruturantes do Rio Grande do Sul, a revitalização urbana da Cais Mauá gerará, imediatamente, impacto econômico. Ações de agentes da economia criativa aliados à tecnologia e ao lazer na área trarão benefícios para a percepção das pessoas sobre a cidade, e espera-se que o número de visitas e o apoio dos futuros frequentadores do local aumente.

O Cais Mauá é uma construção feita no início do século XX, às margens do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a rodoviária de Porto Alegre, num terreno de 181,3 mil metros quadrados, pertencente ao Estado. As características especiais do cais o fizeram ser protegido pelos Patrimônios Históricos Nacional e Municipal. 

Um dos principais objetivos do projeto é usar os aspectos positivos do local para gerar benefícios para a região, reforçando valores culturais e oferecendo novas opções de lazer para a população. O uso da beleza natural do local, a boa localização, seu alto valor histórico e o seu potencial econômico serão atrativos para novos investidores. 

A revitalização espelha-se em exemplos muito bem sucedidos ocorridos em cidades como Barcelona, Buenos Aires e Lisboa.

A obra de revitalização é importante para o governo, que poderá reintegrar parte da história da região de volta à sociedade. O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirma que a revitalização do Cais Mauá, localizado na capital gaúcha, tem potencial para melhorar a vida de todos.

Para atender à natureza multidisciplinar dos trabalhos de revitalização, que transcendia à sua esfera de atuação, a Patrinvest selecionou um pool de parceiros. Fazem parte do grupo as empresas Machado Meyer Advogados, Dalpian Arquitetos, ZEBL Arquitetura, Radar PPP, Caruso Jr. Estudos Ambientais & Engenharia, Apsis e 380 Volts Comunicação e Publicidade.

Patrinvest

A Patrinvest, foi fundada em 2007 por executivos do mercado imobiliário. Engloba questões patrimoniais, sucessórias e financeiras. Aplica sua expertise em áreas para desenvolvimento, operações de varejo, hotéis, hospitais, centros de distribuição, imóveis monousuários, lajes corporativas e shoppings centers, entre outras. É membro do GRI, um clube seleto de presença global com sede em Londres que conecta a indústria do Real Estate a investidores mundiais. Utiliza recursos tecnológicos de primeira linha para captação, qualificação, desenvolvimento e fechamento de negócios. Desenvolve um sistema de Business Intelligence que cruza informações dos principais investidores institucionais governamentais e privados. Já estabeleceu relacionamento ou realizou dealscom mais de 17 mil investidores qualificados, captou ou desenvolveu negócios envolvendo mais de 30 mil imóveis; detém mais de 60 mil m2 de imóveis sob gestão e mais de dois milhões de metros quadrados comercializados

Em 2012, a Patrinvest foi a pioneira brasileira a investir no desenvolvimento Salesforce, principal ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) do mundo. A partir de 2020, passou a desenvolver atuação na assessoria a projetos de alienação de imóveis da União, sendo a única empresa brasileira especializada em Real Estate, selecionada através de chamamento público pelo BNDES para este fim, entre multinacionais e bancos de investimento.

Além de atuar nas áreas de consultoria, gestão, administração e comercialização, a empresa possui também um braço financeiro, a Patrinvest Capital.

380 Volts Comunicação e Publicidade 

A 380 Volts Comunicação e Publicidade será a responsável por comunicar à sociedade o andamento da revitalização. Serão feitas ações on e off-line, em campanhas inéditas visando a atrair frequentadores e empreendedores comerciais, sociais e culturais. 

A 380 surgiu em 2016, a partir do sonho de dois empreendedores, Lucas Allex e Edgard Mafra de Andrade. Suas campanhas publicitárias incluem planejamento, criação, estudos, produção, mídia, assessoria de imprensa, produção de vídeos, criação de conteúdo, editoração, diagramação e projetos editoriais, entre outros produtos do segmento de comunicação. 

Com sede na cidade de São Paulo, registra trabalhos em todo território nacional, é responsável pela comunicação de projetos PROADI-SUS do Ministério da Saúde, serviços prestados para IBM, além de expertise em comunicação de redes de clínicas, hospitais e homecare, comunicação para redes de gestão de mobilidade urbana e transportes, títulos de capitalização, parques gráficos, redes de shopping, ONGs, escolas, institutos educacionais, entre outros.

Machado Meyer Advogados

Fundado em 1972, o escritório Machado Meyer Advogados atua nas áreas bancária e tributária desde a década de 1980. A partir dos anos 1990, passou a estar presente também nas áreas de infraestrutura e setores regulados, quando consolidou suas representaçoes de empresas nacionais e estrangeiras interessadas em investir no Brasil. Nos anos 2000, o Machado Meyer prestou assessoria jurídica a empresas e bancos em ofertas públicas de ações registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Nas décadas de 2010 e 2020, fez-se presente em diversas operações de fusões e aquisições. Sua atuação passou a incluir áreas de contencioso, concorrencial, reestruturação e recuperação de empresas e compliance.

Machado Meyer Advogados tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Nova York. Ganhou diversos prêmios aqui e no exterior. Levantamento de publicações nacionais especializadas aponta o escritório trabalhando em oito dos dez maiores grupos empresariais brasileiros. 

Dal Pian Arquitetos

Constituída em 1992, a empresa Dal Pian Arquitetos nasceu como consequência natural dos diversos anos de atividade profissional de Lilian e Renato Dal Pian, na Europa. Em Londres e Milão encontram-se trabalhos com sua assinatura. Em 2016, a arquiteta Carolina Freire, associou-se à empresa, trazendo experiências profissionais em Barcelona e Berlim. Desde sua fundação, atua em trabalhos arquitetônicos de grande complexidade programática e tecnológica. São projetos públicos e privados nas áreas culturais, educacionais, comerciais, residenciais, esportivas, industriais, de logística, de patrimônio histórico e de infraestrutura urbana. 

Mais de 40 premiações e publicações em revistas, livros especializados e na mídia eletrônica, abordando projetos e obras no Brasil e no exterior, atestam a presença da empresa no campo da Arquitetura. Um grupo de consultores e de profissionais de escritórios técnicos de apoio complementa a atuação da Dal Pian. 

ZEBL Arquitetura

A ZEBL Arquitetura tem em seus objetivos sociais a execução de trabalhos na área de Arquitetura e Urbanismo. Faz projetos residenciais, comerciais, supermercados, shopping centers, iniciativas urbanas, além de condomínios e loteamentos. Com sede em Porto Alegre e atuando no mercado imobiliário do Rio Grande do Sul há 29 anos, trabalha para grandes construtoras nacionais nos estudos de planejamento e viabilidade de projetos de empreendimentos, sejam residenciais ou comerciais. Foi reconhecida pelo mercado privado pelo alto nível e qualidade de seu trabalho técnico, adquiridos junto, também, aos órgãos públicos.

Radar PPP

Consultoria estratégica de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões, a Radar PPP, fundada em 2014, especializou-se em projetos governamentais de longo prazo que contam com investimento privado. Sua atuação estende-se a setores da infraestrutura como rodovias, iluminação pública, parques, Energia, Saneamento, Saúde e Educação, entre outros. Tem escritórios nas cidades de Nova Lima, em Minas Gerais, e na capital paulista. Suas atividades alcançam desde o desenvolvimento do posicionamento estratégico do cliente, regulação contratual, assessoria no desempenho de concessionárias e reequilíbrios econômico-financeiros até a estruturação de projetos e assessoramento em processos licitatórios. A empresa destaca-se em Consultoria Estratégica, Informação – é dela o mais qualificado sistema de informações de concessões e PPPs do Brasil (Radar de Projetos) com monitoramento diário de mais de 2.700 projetos mapeados em todo o país –, Treinamentos e Eventos. 

A Radar PPP ainda é provedora de conteúdo de treinamentos organizados com as principais instituições de ensino no Brasil no tema PPPs. Com a finalidade é gerar inteligência comparativa sobre a experiência no assunto, tem acordo com a Escola de Negócios e Economia da Católica de Portugal (uma das 20 melhores escolas de negócios da Europa, conforme ranking do Financial Times). A Radar ainda produz os principais eventos de PPP do Brasil. 

Caruso Jr. Estudos Ambientais & Engenharia 

Há mais de 22 anos no mercado, a Caruso Jr. Estudos Ambientais & Engenharia, formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais, dedica-se à prestação de serviços e consultoria nas áreas de engenharia, meio ambiente e inovação tecnológica. Seu Núcleo de Inovação Tecnológica desenvolve ferramentas e sistemas próprios que incluem aplicações web, apps, acesso a banco de dados on-line, painéis gerenciais e equipamentos de atualizada tecnologia. A Caruso contribui tecnicamente na concepção, implantação e operação de empreendimentos públicos e privados de obras de infraestrutura, engenharia costeira, indústrias, mineração, empreendimentos turísticos, imobiliários e de lazer. 

Desde sua constituição está sob a responsabilidade técnica do Geólogo, Francisco Caruso Gomes Junior. Destaca-se em obras de infraestrutura, empreendimentos turísticos, imobiliários, aterros públicos e industriais, linhas de transmissões, obras de engenharia costeira, incluindo a recuperação de áreas litorâneas. Faz, também, due diligences e auditorias ambientais de compliance para diversos fins. Como sua atuação ocorre em todo território nacional, possui experiência junto às instituições das instâncias federal, estadual e municipal (IMA, IBAMA, ICMBio, FEAM, INEMA, IPHAN, DNPM) e aos órgãos intervenientes.

Apsis

Consultoria independente especializada em avaliações e em geração de valor há mais de 40 anos no mercado, a Apsis tem sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Suas entregas já foram eleitas como referência para a tomada de decisão de grupos empresariais, cadeias de varejo, bancos e investidores. Acumula mais de R$ 600 bilhões avaliados em ativos nos últimos três anos; dois mil clientes, sendo 80% empresas de grande porte; mais de R$ 65 bilhões em imóveis avaliados nos últimos cinco anos; mais de quinhentos laudos registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e mais de 20 mil laudos emitidos.

A empresa está capacitada para atender no âmbito nacional e internacional, desde a prospecção de investidores até operações de fusões e aquisições, garantias para financiamentos e outros títulos de dívida, recuperações judiciais e outras demandas. Seus relatórios e equipe técnica possuem as certificações necessárias, sendo capacitada para desenvolver projetos de gestão e avaliação de ativos, além das soluções de outsourcing. A Apsis pode, ainda, atuar como assistente técnico nas demandas judiciais e arbitrais nos mais diversos segmentos.

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