Afinal, o que faz uma agência de publicidade?

 Afinal, o que faz uma agência de publicidade?

Os clientes procuram uma agência de comunicação por diferentes motivos. Às vezes eles querem criar a identidade da empresa, remodelar a identidade visual, reposicionar a marca no mercado ou fazer planejamento de marketing, por exemplo. As demandas são várias e, para atendê-las, as agências de comunicação pensam junto com o cliente as melhore possibilidades para o negócio ou empresa.

O que a agência produz?

Uma agência de publicidade tem como foco pesquisa e estuda sobre o conceito, ideia, marca, produto ou serviço a divulgar, identifica e analisa pontos fortes e fracos dos seus públicos, mercado e concorrência, planeja campanhas publicitárias com a criação de mensagens e peças, define a mídia com meios e veículos que assegurem a melhor cobertura do público-alvo e mercados objetivados, executa campanhas, incluindo orçamento e produção das peças publicitárias, a compra, distribuição e controle da publicidade nos veículos contratados.

Como é a estrutura de um agência?

Atendimento
É a interface entre a agência e o cliente (empresa que contrata o serviço publicitário), o meio de campo que muitas vezes (sempre) vai ficar em cima do departamento de criação para entregar a primeira versão para aprovação. Por outro lado, é ele que vai negociar prazo e estabelecer o briefing criativo junto ao cliente.
Planejamento
Com os objetivos da campanha já estabelecidos, a área de planejamento estabelece as estratégias da campanha: define o que será comunicado, de que forma, qual será a abordagem, a linguagem e os argumentos que serão utilizados.
Criação
É na criação que a mágica acontece. Os criativos são os responsáveis por dar vida à campanha e por transformar todos os dados do briefing em peças publicitárias que transmitam, da melhor forma possível, a mensagem do cliente. Diariamente, os criativos realizam tarefas como a criação de peças publicitárias, criação de logotipos, desenvolvimento de identidade da marca, criação de embalagem de produtos e desenvolvimento de peças para meios digitais.
Produção
É a atividade ligada à competência de executar, as peças de comunicação concebidas pela equipe de criação. Essa atividade é realizada por arte-finalistas, layoutman, letristas, produtores gráficos (mídia impressa), cinegrafistas, iluminadores (mídia eletrônica), desenvolvedores, programadores (mídia digital), além e designers, ilustradores, fotógrafos e mais uma série de profissionais que podem ser acionados de acordo com a necessidade de cada campanha. É comum que as Agências terceirizem os serviços de produção com outras empresas (produtoras).

Posts relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =