Promocional

Fique eternizado na mente do cliente

O promocional é entendido como a comunicação da marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas específicas e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

É muito recorrente os consumidores afirmarem que não compram determinado produto justamente por não conhecê-lo. Por isso, é bastante comum a prática de degustações, distribuição e apresentação de produtos/serviços com o objetivo de colocar o cliente ou futuro cliente em contato com o produto/serviço. Cabe aqui a degustação de produtos alimentícios e distribuição de amostras grátis, que faz com que o consumidor prove um “pouquinho” do produto ou serviço e tenha despertada a vontade de levar mais para casa.

Isso vale para a internet também

Algumas empresas ainda encaram o meio on-line com timidez no quesito de se promover, em alguns casos usando o marketing promocional digital como complemento de alguma divulgação. Mas a verdade é que a internet possibilita muito mais do que isso. É possível criar uma ação promocional digital exclusiva, aproveitando o potencial das redes sociais dos próprios clientes em potencial, com respostas rápidas. Os resultados podem ser surpreendentes!

Além de ações de marketing tradicionais e campanhas de incentivo, vale lembrar que, hoje, o marketing promocional também deve ser planejado com foco na internet. Pode ser, por exemplo, o tutorial de produto em vídeo, cupons de desconto em sites de compras, promoções em redes sociais, etc. O importante é colocar o futuro cliente em contato com o seu produto ou serviço e obter retornos positivos destas estratégias.

Como fazer dar certo?

É necessário fazer um plano estratégico para conferir o que sua empresa precisa. Ao fazer uma análise do público alvo que as ações pretendem atingir, fica muito mais fácil efetuar um plano eficiente de marketing de promoção. Reflita sobre o que seu cliente precisa e o que vai despertar sua atenção. Por exemplo, se você tem uma loja on-line, descontos especiais podem fidelizar seus clientes. Já se sua empresa é de um produto de beleza, a sugestão é fazer abordagens e distribuir amostras grátis para que o público saiba de sua existência, e consequentemente possa utilizá-lo.