Você está no mundo mobile?

Mesmo que o uso de smartphones só cresce, ainda são poucas as marcas que investem no desenvolvimento de um canal mobile eficiente para se comunicarem e relacionarem com os consumidores. Das empresas no Brasil, mais da metade (64%) não possuem presença relevante nas plataformas móveis, segundo pesquisa realizada pela Pontomobi. O levantamento apontou que apenas 2,4% das companhias do setor de bens de consumo podem ser categorizadas como prontas para esse recurso.

Na contramão dessa ausência das marcas, a população tem passado mais tempo conectada a smartphones do que a qualquer outra mídia. Pela primeira vez, a ferramenta apareceu na frente da televisão em preferência de uso em diversos países, inclusive no Brasil.

Muitas empresas ainda possuem dúvidas de como entrar no mercado mobile

As análises de linguagem e a ferramenta ideal fazem com que algumas companhias freiem o investimento. Ainda assim, o número das que apostam em serviços para smartphones tem aumentado.

De acordo com as pesquisas, o grande motivo das empresas ainda estarem ausentes no meio mobile é, em grande parte, a falta de criatividade de agregar mais dinamismo em seus serviços. Percebe-se que as marcas que menos contribuíram para a presença no mobile são aquelas que não vendem diretamente para o consumidor, como as indústrias de alimentos e de bens de consumo. Para elas, a dúvida é maior, porque é menos óbvio como essa plataforma pode favorecer os negócios. Mas independente delas terem essa ligação maior ou menor com o consumidor final, deve-se ter em mente que o mundo mobile esta cada vez maior, e quem não se adapta, infelizmente fica para trás.

Outro erro que essas mesmas empresas cometem é deixar o site de lado. O que existe é a preocupação com aplicativos e jogos, deixando a página em segundo plano. Um jogo, por exemplo, é atividade transitória, enquanto mobile site é algo que fica mesmo quando uma ação acaba. É importante ter os dois, não se deve priorizar apenas um.

Para dar mais força a esse argumento, o Google alterou seu algoritmo de buscas na internet e, a partir de agora, as pesquisas realizadas em tablets e smartphones trarão somente os sites que estão adaptados para a versão mobile, ou seja, sites com versão para celular começarão a aparecer em posições mais altas na versão mobile do Google. Essas pesquisas correspondem a 60% do total de consultas feitas no site de buscas.

E você, está esperando o que para entrar no mundo mobile?

Escreva um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *