Por que fazer um funil de vendas?

Hoje temos que pensar sob a perspectiva do consumidor que pesquisa antes de efetuar a compra, em busca de informações precisas sobre o que necessita. Assim, a venda deve seguir o tempo do cliente. Para isso, temos que acompanhar o processo pelo qual ele caminha até tomar a decisão, são as chamadas etapas do Funil de Vendas.

Afinal, o que é um funil de vendas?

De maneira geral, o Funil de Vendas é o processo que consiste em conduzir/acompanhar seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento de seu produto ou serviço até a efetivação do negócio. Ou seja, trata-se de conduzir a jornada percorrida por cada indivíduo do seu público-alvo rumo a seu objetivo final, que é a concretização da venda.

Qual a importância de ter um funil de vendas?

Construir um funil de vendas tem o objetivo de regular processos para manter o ciclo de vendas a correr de forma fluída e eficaz, otimizando as vendas para que a empresa tenha resultados mais consistentes e positivos.

Quais os estágios de um funil de vendas?

Prospectos

Os prospectos são clientes em potencial, pessoas que você acredita que precisam dos seus produtos ou serviços e que compõem um conjunto enorme de perfis, exigências e gostos diferenciados. Para fazer com que esses prospectos cheguem até a sua empresa, você utiliza estratégias de atração como a criação de conteúdos especializados e focados nas necessidades do seu público, instigando essas pessoas a entrarem em contato com a sua empresa por meio de canais de comunicação como blogs, redes sociais, sites, landing pages, entre outros.

Leads

Os leads já estão em um nível mais avançado do seu funil de vendas, pois demonstraram interesse em um relacionamento com a sua empresa e no recebimento de conteúdos cada vez mais qualificados para entender a fundo seu problema e assim buscar uma solução.

Oportunidades

Agora a equipe de vendas já sabe o que fazer, ou seja, entrar em contato, agendar uma visita, oferecer um teste gratuito ou enviar um comparativo de soluções e valores para que o cliente tome a sua decisão com base em algo palpável.

Clientes

No estágio final do funil de vendas você tem sua taxa de conversão, ou seja, número de prospectos que passaram por todo o funil de vendas e se tornaram clientes. Mas o trabalho da sua empresa não para por aqui. Agora é preciso reter esses clientes com qualidade, estimular o relacionamento com a sua marca e buscar a fidelização para aumentar o lifetime value, ou seja, o tempo de permanência do cliente com a sua empresa.

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