O que é marketing de segmento?

O marketing de nicho segue uma ideia bem simples: quanto mais específico for o público, maiores são as chances de a empresa se dedicar a atender às necessidades daquela audiência. Tudo isso pensando nos mínimos detalhes.

Supõe-se que consumidores de um determinado segmento possuem necessidades e preferências similares. No entanto, deve-se considerar que existem diferenças de um comprador para outro. Por conta disto, o marketing de segmento apresenta uma oferta flexível ao mercado. Em vez de uma oferta padronizada para todo o segmento. Quais os benefícios desse tipo de marketing?

Eficiência

Possibilita um trabalho de marketing mais eficiente para orientar seus produtos, preços, campanhas publicitárias, promoção e canais de distribuição para os clientes, atingindo uma maior satisfação do cliente e maior lucro para a empresa, por poder disponibilizar pontos de venda apropriados aos seus produtos e serviços.

Menos custo para todo tipo de empresa

Marketing de segmento está ligado diretamente com a redução de custos por ter segmentos menores para administrar, e gerar lucros maiores nesta fatia de mercado. Em pequenas empresas, essa é a “ideia” principal do negócio, pois não ter capacidade administrativa ou logística para atender a todos os clientes, a empresa foca em um nicho ou segmento de uma determinada localização geográfica.

Autoridade no segmento escolhido

Com ações de marketing direcionadas, sistema de vendas adaptados à estratégia da empresa e um conhecimento profundo do seu público, uma empresa tem as vantagens estratégicas para se tornar uma referência no mercado em que atua.

Reversão de situações negativas

O marketing de segmento permite examinar as necessidades de cada segmento em confronto com as ofertas atuais dos concorrentes e determinar o grau de satisfação dos consumidores. Os segmentos com níveis relativamente baixos de satisfação das ofertas atuais podem representar excelentes oportunidades de venda.

Esse conjunto de vantagens propicia à empresa melhores condições para localizar e avaliar as oportunidades de marketing, assim como para auxiliar o administrador de marketing na avaliação das forças e vulnerabilidade da concorrência, e com isso tomar decisões que possam minimizar os pontos fracos da empresa e otimizar seus pontos fortes.

Escreva um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *