O que é e como funciona a realidade aumentada?

 O que é e como funciona a realidade aumentada?

Realidade Aumentada é uma ferramenta que possibilita que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas.
O que no passado parecia algo muito distante, hoje em dia a realidade aumentada é algo cada vez mais próximo de nossas vidas. Ela é considerada a sobreposição de imagens no ambiente virtual, que oferece ilusão ou mesmo uma realidade virtual. Com a tecnologia recente, tal realidade tornou-se mais acessível através de smartphones, tablets e outros dispositivos.

Diferenças entre realidade aumentada e realidade virtual

A realidade aumentada é bastante diferente da realidade virtual. A realidade virtual significa ambientes gerados por um computador para que você possa interagir e ficar completamente imerso nesse ambiente. A realidade aumentada acrescenta algo à realidade que você normalmente vê em vez de substituí-la.

Como funciona?

Geralmente, a realidade aumentada funciona com um programa preparado para identificar marcadores previamente colocados no mundo real e, assim, inserir na imagem capturada objetos virtuais em tempo real.
Para que a realidade aumentada funcione é necessário uma webcam ou outro dispositivo que permita a interpretação e criação de um objeto virtual. Por meio da câmera, será transmitida a imagem que vai ser combinada com a animação. A partir daí entra em ação o software ou aplicativo capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera. A imagem capturada será projetada com uma imagem em 3D previamente incluída no aplicativo responsável pela renderização das ilustrações.

 Aplicações mais famosas da RA

Marketing

Muito usada por anunciantes para criar imagens mais realísticas em 3D, a utilização da realidade aumentada no marketing pode trazer maior fidedignidade ao produto. A apresentação através de tamanho, formas, materiais e utilizações possibilitará ao consumidor uma visão aproximada do produto real, aumentando seu interesse em adquiri-lo. Ela está presente em muitos anúncios da indústria automotiva, por exemplo.

Games

Nesta área, a realidade aumentada vem sendo muito explorada. Jogos virtuais que mesclam a realidade virtual com a realidade normal são comuns no mercado, viralizando por diversas partes do mundo. Um bom exemplo de realidade aumentada em jogos é o Pokémon GO, causando uma febre entre crianças e jovens que no mundo real saíram caçando seus bichinhos virtuais através de seus smartphones.

Posts relacionado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *