Como usar a ferramenta do e-mail marketing?

E-mail, ou correio eletrônico, é um sistema de comunicação baseado no envio e recebimento de mensagens eletrônicas através de computadores e smartphones pela Internet. Segundo dados de estudos feitos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o principal motivo de uso da web no país é o acesso ao e-mail.

O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente vantajosa para a publicidade on-line. Trata-se de uma opção rentável e econômica de comunicação e possui diversas vantagens.

Qual o objetivo do e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e a empresa como para aumentar a conversão. Quando sua mensagem chega na caixa de entrada do cliente, ele lembra que a sua empresa existe. Não é como uma loja física que ao passar naquela rua, ou na frente da loja o cliente lembra que quer comprar naquela loja.

Quais as vantagens de fazer um email marketing?

Alcance Global

O email marketing não é limitado a uma região específica, podendo ser entregue a usuários espalhados pelo mundo inteiro em poucos segundos por um custo fixo.

Mensuração dos disparos

Envios de edições de email marketing são mensuráveis, o que permite que avaliação do sucesso de cada campanha a partir das taxas de aberturas e cliques, por exemplo, além de vários outros tipos de relatórios não disponíveis em outras formas de comunicação.

Personalização

Através do Email Marketing, você poderá personalizar as suas campanhas, dando mais ênfase no contato pessoal através desse tipo de recurso além de focar nos interesses específicos de diferentes grupos de contatos.

Custo mais baixo

Os investimentos em anúncios impressos ou de rádio e TV são imensamente mais altos do que as ações de marketing digital. Quando se trata do e-mail marketing, os custos são ainda menores. A maioria dos serviços cobra poucos centavos por clique, o que torna o investimento bem menor do que direcionar uma publicidade para um grande público sem saber exatamente se atingirá as pessoas certas.

Para obter bons resultados com esta ferramenta, é importante planejar, como em qualquer outra mídia. É importante que o cliente veja utilidade no e-mail, para que se consiga fidelizá-lo, caso contrário ele pode e não enviá-los direto para a lixeira. A periodicidade também deve ser observada, e neste caso, não há receita de bolo, cada público funciona de uma forma, e você deve estudar o seu antes de começar a trabalhar, e depois também, uma vez que os relatórios são fonte importante de indicadores de necessidade de ajuste de estratégia.

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