Como saber se o e-mail marketing está dando certo?

Uma das grandes dúvidas de quem trabalha e investe na utilização do e-mail marketing para suas campanhas é saber se as métricas estão suficientemente boas. Afinal, além de ser uma das ferramentas mais conhecidas do marketing digital, ela é também bastante satisfatória para o relacionamento entre empresa e clientes. Analisar as métricas de e-mail marketing é fundamental para saber se obteve sucesso em sua campanha. Além disso, você poderá reformular e alterar o que não deu certo para as próximas.

Métricas usadas

Toda vez que uma mensagem de E-mail Marketing é enviada, a ferramenta de disparo mostra algumas informações, como quantidade de e-mails enviados, devolvidos, abertos/lidos, cliques e descadastramentos. Com essas informações de retorno, consegue-se avaliar a eficiência da resposta, ou seja, a qualidade da lista de e-mails através dos KPIs: taxa de envio, taxa de abertura, taxa de descadastramentos (opt-out) e a taxa de cliques.

Taxa de abertura

Se refere literalmente aos destinatários que chegaram a abrir a mensagem. Essa taxa pode ser obtida dividindo-se o número de pessoas que receberam o e-mail pelo número daquelas que chegaram a abri-lo.

Clickthrough Rate

Clickthrough Rate (CTR ou taxa de cliques) é uma das métricas mais importantes para saber se sua estratégia de e-mail marketing está funcionando ou não. Ela mede a taxa de cliques em relação à quantia de mensagens disparadas. É importante ter em mente que ela define não só o resultado da estratégia mas o interesse do seu público a respeito de determinados conteúdos e a qualidade da sua base de e-mails.

Taxa de crescimento da lista

É o percentual de novos emails em relação ao total da lista. Essa métrica permite observar como anda a construção de uma base relevante como ativo de marketing digital. Por exemplo, se em janeiro sua empresa tinha 10.000 Leads e no fim de fevereiro esse número subiu para 11.000 Leads, significa um crescimento de 10%. São esses novos Leads que trazem fôlego às campanhas de email

E se os resultados forem negativos?

Não precisa se preocupar caso suas métricas estejam abaixo do esperado. Aproveite para melhorar sua lista de e-mails, a campanha em si, ou até mesmo, reveja o planejamento inicial. Agora que você já conhece o caminho para saber se as métricas estão boas, aproveite essa ferramenta e crie boas estratégias para sua campanha de e-mail marketing.

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