Chip com radar do Google promete acabar com botões e interruptores

Em toda conferência I/O o Google dedica um espaço para tecnologias experimentais. Ontem não foi diferente, com destaque para dois projetos da divisão ATAP (Advanced Technologies And Projects) da empresa de Mountain View.

Começando pelo Project Soli, que promete acabar com os botões na nossa vida. São chips dotados de micro-radar, capazes de reconhecer gestos no ar em nível milimétrico. Dessa forma, poderíamos interagir com dispositivos em interfaces completamente virtuais, como desligar apenas cerrando os punhos ou selecionar opções em um menu com swipe sem tocar em nada.

No vídeo acima, os engenheiros do Google explicam a tecnologia e exemplificam suas aplicações, bem como a preocupação de tornar os gestos naturais, baseados em ações que já tomamos no mundo real. O Soli terá um kit de desenvolvimento e APIs que serão lançados para desenvolvedores em breve.

Já o Project Jacquard é uma proposta de adicionar tecnologia em tecidos, num passo da empresa dentro do conceito de Internet das Coisas. Sensores tornam sua roupa sensíveis ao toque, e dessa maneira você pode controlar dispositivos conectados com gestos simples.

As aplicações pensadas ainda são simples como acender uma lâmpada, ligar um smartphone ou aumentar o volume da música, mas o importante aqui é o fato do hardware ser flexível, o que deve abrir caminhos para toda uma nova gama de produtos.

Fonte: B9

Escreva um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *